Eleição para líderes de classe 2017 mobilizam estudantes nos colégios estaduais

Lideres 1

 Estão acontecendo entre os dias 10 e 13 de abril as eleições para eleger os estudantes que serão os líderes de classe em 2017 nos colégios estaduais do Estado da Bahia.

No Território da Bacia do Jacuípe todas as Unidades Escolares estão mobilizadas para a realização do pleito eleitoral para a escolha dos estudantes que irão se tornar líderes e vice-líderes.

A regulamentação da eleição dos líderes de classe nas Unidades Escolares da Rede Estadual da Bahia segue normas e procedimentos para a atuação do representante de classe em articulação com a equipe gestora.

Após a mobilização e formação das comissões eleitorais, todos os alunos devidamente matriculados poderão votar nos líderes e vice líderes organizados por chapas. Os alunos somente poderão votar nos candidatos da sua própria sala, votando uma única vez.

Lideres 2O voto é direto e secreto a fim de assegurar a participação de todos (as) os (as) estudantes da classe.

Dentre as atribuições dos líderes e vices, estão:

- Estabelecer contato permanente com os demais Líderes de Classe para troca de experiências e proposições para melhorias do processo educativo;

- Estimular o bom relacionamento da classe, através de diálogo;

- Buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo em situações decisórias;

- Propor reuniões de interesse da classe, sem prejuízo para o desempenho acadêmico dos estudantes ou demais atividades realizadas pela unidade escolar;

- Orientar os(as) colegas, encaminhando-os(as) aos setores competentes para elucidar dúvidas;

- Incentivar o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que busquem a melhoria da aprendizagem da classe; dentre outras atribuições que deverão fazer parte do plano de ação dos eleitos para ser colocados em prática logo após tomarem posse.

Desde 2015 a Secretaria de Educação do Estado da Bahia vem consolidando o processo eleitoral dos Líderes de Classe que já acontecia na Rede Estadual de Ensino. São eleitos, a cada ano, mais de 35 mil estudantes do ensino Fundamental e Médio na maioria das classes regulares da Educação Básica e as suas modalidades para a representação de interesses coletivos e fortalecimento do protagonismo juvenil.

LI 3

LI 2

LI 1