II Círculo de formação do Pacto pela Alfabetização aconteceu em Ipirá

IMG-20170817-WA0051

Aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto no auditório do CETEP Bacia do Jacuípe a formação do Pacto Pela Alfabetização em seu II ciclo. A formação contou o a presença de representantes das secretarias de educação dos municípios do Território da Bacia do Jacuípe.

O II Ciclo foi dividido em duas etapas, nos dias 15 e 16 os trabalhos aconteceram com os Coordenadores Pedagógicos dos municípios e nos dias 16 e 17 com os Coordenadores locais.

As atividades tiveram uma dinâmica intensa. A reflexão sobre as práticas alfabetizadoras abriram os trabalhos, sendo frisadas as propostas interdisciplinares, sinalizando as possibilidades de intervenções nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática no Ciclo de Alfabetização.

IMG-20170817-WA0044

O compartilhamento de vivências das situações didáticas sobre modelagem e jogos envolvendo resoluções de problemas em conformidade com os campos conceituais, tendo em vista o planejamento a ser realizado na sala de aula do Ciclo de Alfabetização a partir dos tempos didáticos foram significativos, a troca de experiências enriqueceram e fortaleceram a formação, o que já é uma marca dos encontros do Pacto.

Outros dois momentos se destacaram no II Círculo:

A avaliação e o monitoramento no Ciclo de Alfabetização, as vivências apontadas na PDAL e PEDAM, levando em conta as especificidades de cada município participante. Monitoramento e controle social da Meta 5 – PNE e a organização do trabalho pedagógico.

As orientações para elaboração das diretrizes e a constituição do sistema municipal. Fórum comunitário, revisão de conceitos, sistema de ensino gestão, planejamento de políticas locais e o Plano NALFA. Elaboração de diretrizes operacionais municipais da política de ciclos de alfabetização e o Momento Deleite fecharam as atividades do II Ciclo.

IMG-20170817-WA0053

A organização do II Ciclo de formação do Pacto aconteceu sob a articulação e coordenação das professoras Lorena Benevides – NTE 15 e Débora Santana Pacto/Pnaic que informaram também que o III Ciclo de formação ocorrerá em outubro de 2017.

IMG-20170817-WA0036

IMG-20170817-WA0058