Escolas Estaduais da Bacia do Jacuípe se preparam para a Virada Educacional 2017 – #TransformaÊ

15241993_1120461841384905_455593832016290918_n

O #TRANSFORMAÊ: VIRADA EDUCACIONAL BAHIA tem como base um dos eixos do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, o eixo 5 “Integração Família e Comunidade”. É um movimento educativo-cultural, proposto pela Secretaria da Educação do Estado às unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de potencializar a produção cientifica, artística, literária, cultural e social da unidade escolar com a participação do coletivo da comunidade local.

Em 2016, aproximadamente, 60% das unidades escolares estaduais atenderam ao chamado da Secretaria para realização de uma virada educacional no sentido de superar as dificuldades que as escolas vivenciavam. Essa ação foi marcada por 12 horas seguidas, simultaneamente, de apresentações artísticas, culturais e de experimentos científicos, além de debates com a comunidade escolar e local, dando visibilidade às ações e atividades inerentes à produção coletiva dos(as) estudantes, professores(as), funcionários(as), equipe gestora, pais/mães/responsáveis e comunidade local.

Em 2017, acontecerá a 2ª Edição do #TransformaÊ no dia 21 de setembro, cujo tema geral será Tomando Partido pela Escola. Com essa temática, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia reafirma a importância da escola enquanto lócus da formação humana, social, política e econômica dos sujeitos da aprendizagem, favorecendo aos integrantes da comunidade escolar e local a realização, enquanto cidadãos(ãs), de intervenções sociais no ambiente para a melhoria da convivência e da atuação de cada um(a) dos(as) sujeitos que compõem o universo educacional.

Em nosso Território de Identidade acontecerá nas Unidades Escolares: CE Nuclear e José Ribeiro – Baixa Grande; CE Zenilda Farias – Capela do Alto Alegre, CE Edna Moreira e CETEP III – Capim Grosso; CE Nossa Senhora da Conceição – Gavião; CE Evangelina, Monsenhor, Maria Bastos e CETEP – Ipirá; CE Abelardo Moreira Mairi; CE Virgílio Francisco – Nova Fátima; CE Pedro Falconeri – Pé de Serra; CE Normal de Pintadas; CE Quixabeira; CE Dacilda Rios; Maria Dagmar; Didimo; CETEP João Campos; Osvaldo Cruz – Riachão do Jacuípe; CE Berilo Vilas Boas – São José do Jacuípe; CE Nossa Senhora de Lourdes e Renato Medeiros – Serra Preta; CE Antonio Carlos Magalhães – Várzea da Roça e CE Felipe Cassiano – Várzea do Poço.

Nessa edição, contaremos com as ilustres presenças do Professor Ney Campelo, Superintendente da Educação Básica, e da Profª Tereza Farias, da Coordenação do Ensino Médio da SEC.

Pela Educação, levantamos bandeira, assumimos a causa, tomamos partido!

ney

abelardo ACM