SEMINÁRIO FINAL DO PACTO PELA EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO UMA REDE DE EXPERIÊNCIAS EM DEFESA DA ALFABETIZAÇÃO.

IMG-20171122-WA0068

A coordenação de Projetos Especiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – COPE, com o objetivo de avaliar as ações do Programa Pacto pela Educação de 2017, está realizando em todos os 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, uma série de Encontros com Secretários municipais de Educação, coordenadores locais e coordenadores pedagógicos – Seminários: “Redes de Experiências”.

Em Ipirá, o Seminário Regional Final Pacto Estadual 2017 aconteceu no dia 21 de novembro de 2017,  no Auditório da Coordenadoria Municipal de Educação de Ipirá, das 8h às 17h, com a presença dos atores envolvidos no programa nos 15 municípios circunscritos ao NTE 15.

IMG-20171122-WA0072

O evento contou com a apresentação das atividades desenvolvidas em cada município, divididas por mesas temáticas:

Mesa 1: A leitura deleite e a contação de história: o tempo para gostar de ler.

1. Baixa Grande –Contação de História.
  2. Várzea do Poço – Registro em Vídeo – Momento deleite.
  3. Nova Fátima –Registro Fotográfico – Formação de Professores: Estratégias para o “Tempo pra Gostar de Ler”.

Mesa 2: A roda de leitura e oralidade numa perspectiva interdisciplinar

1. Serra Preta – Registro em Vídeo – Roda de leitura
  2. Quixabeira- Atividade de leitura.

Mesa 3 : Da aquisição da escrita à produção de texto: Escrevendo do seu jeito.

1. Capela do Alto Alegre –Estratégias para o ensino da escrita.
  2. Pintadas – Proposta de intervenção para a aquisição da escrita.
  3. Várzea da Roça – Registro em Vídeo: Estratégias de produção textual nas turmas do 3º ano

Mesa 4: Matematizar com jogos: Conversando e registrando – uma brincadeira que deu certo.

1. Ipirá- Vivência: atividades da Pdam do 1º ano, reforçando a importância do planejamento e a relação com o quadro didático.
  2. Pé de Serra –Exposição de estratégias de mediação feita pela equipe do Pacto durante as formações de matemática junto aos professores.

Mesa 5: A gestão do NALFA e as dimensões estratégicas

1. Mairi – Formação continuada: Experiência na organização dos círculos formativo, mobilização para envolvimento dos professores no Pacto.
  2. Capim Grosso –Experiência na realização do diagnóstico e suas consequências para as ações de 2017 e ações de acompanhamento.
  3. Riachão do Jacuípe – Experiência no processo de construção da diretriz Avaliação no Ciclo de Alfabetização, dando ênfase às etapas, entraves e desafios.
  4. São José do Jacuípe – Experiência no processo de mobilização para efetivação das ações do Pacto no município; exposição de depoimentos de professores sobre a compreensão do programa.

Visando repactuar com as Secretarias Municipais de Educação o compromisso com a política de garantia do direito à alfabetização até aos oito anos de idade e orientar para a organização de processos de mobilização social em torno da garantia desse direito, o Pacto pela Educação promove a formação continuada de profissionais, garante o apoio pedagógico ao trabalho docente para o fortalecimento do processo de formação e realiza o acompanhamento no âmbito do ciclo inicial de alfabetização (1º a 3º ano) e ciclo complementar (4º e 5º anos).

Para as coordenadoras do Programa no Território da Bacia do Jacuípe, Profª Débora Carvalho e Profª Lorena Benevides, o Seminário foi uma oportunidade de avaliação das ações desenvolvidas ao longo deste ano, de partilha das experiências exitosas, fortalecendo o trabalho de formação de professores alfabetizadores nos 15 municípios.

IMG-20171122-WA0071

IMG-20171122-WA0073