Série de atividades educacionais aconteceram em todo o Território da Bacia do Jacuípe

IMG-20180511-WA0075

A segunda semana de maio começou a todo o vapor. Uma série de atividades realizadas pelo NTE 15 e SEC  envolveram todos os municípios do Território da Bacia do Jacuípe.

- I CONFERÊNCIA TERRITORIAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Na segunda-feira 07/05 aconteceu no CETEP Bacia do Jacuípe II – João Campos, em Riachão do Jacuípe a I Conferência Territorial InfantoJuvenil Pelo Meio Ambiente – Território Bacia do Jacuípe, com o tema: Vamos cuidar das águas da Bacia do Jacuípe.

A Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como objetivo a mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno.

A conferência teve início com a explanação dos palestrantes o professor e filósofo Antônio Reis Oliveira de Jesus e a representante do Projeto Adapta Sertão a Senhora Nereide Segalla Coelho. Logo após em espaços do CETEP II foram apresentados 20 projetos criados pelos alunos do Ensino Fundamental II das escolas municipais dos municípios do Território da Bacia do Jacuípe.

Após a análise da apresentação dos projetos quatro foram selecionados para que fossem escolhidos dois para representar o território na conferencia estadual a ser realizada posteriormente.

Os dois projetos que representaram o Território da Bacia do Jacuípe na etapa estadual são:

- Água cinza, opção verde.  Escola Municipal Durval Santos Silva – Mairi;

- Água: a riqueza do uso racional. Escola Municipal Roque Dias da Silva – Nova Fátima.

Finalizando a I Conferência foram escolhidos também 8 delegados que representarão o território na Conferência Estadual.

IMG-20180511-WA0088 - Cópia

- FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O PROJETO CIÊNCIA NA ESCOLA

Dividido em três polos para facilitar a logística e deslocamento dos participantes envolvidos na terça-feira 08/05 aconteceu o primeiro dos polos no CETEP Bacia do Jacuípe III na cidade de Capim Grosso com a formação de professores para o Projeto Ciência na Escola.

Com a proposta de construção do conhecimento científico de forma coletiva e socializada, a formação tem como objetivo o incentivo à pesquisa e extensão na área da ciência, vinculando a mesma ao processo de ensino-aprendizagem onde o professor possa se tornar um pesquisador da sua própria prática diária, incentivando os alunos a produzirem soluções práticas para as mais diversas situações que o rodeiam no contexto em que vivem.

Sob as orientações da professora Marília Fontes da SEC participaram dessa formação professores da Rede Estadual de Ensino dos municípios de Gavião, Mairi, Quixabeira, Várzea do Poço, Várzea da Roça e de Capim Grosso.

Em Riachão do Jacuípe, na quarta-feira dia 09/05 no Colégio Estadual Maria Dagmar Miranda, no segundo polo se fizeram presentes professores da Rede Estadual representando os municípios de Capela do Alto Alegre, Nova Fátima, Pé de Serra e de Riachão do Jacuípe, também com as orientações da professora Marília Fontes.

O terceiro polo aconteceu em Ipirá quinta-feira dia 10/05, fechando esse ciclo sobre o Ciência na Escola na biblioteca do Colégio Estadual Maria Bastos Melo com os professores dos municípios de Baixa Grande, Pintadas, Serra Preta e Ipirá. A professora Marília Fontes da SEC também foi a formadora desse grupo de professores da Rede Estadual de Ensino neste último polo.

IMG-20180511-WA0089 - Cópia

- FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO PARA SECRETÁRIOS DOS COLÉGIOS ESTADUAIS

Em paralelo com a formação do Ciência na Escola nos dias 08, 09 e 10/05 ocorreram as formações para os secretários dos colégios estaduais do Território da Bacia do Jacuípe.

Organizados também por polos, nos dias 08 e 09/05 as formações com os secretários aconteceram no CETEP III em Capim Grosso e no Colégio Maria Dagmar Miranda em Riachão do Jacuípe, envolvendo secretários dos colégios das cidades de Capim Grosso, Gavião, Mairi, Quixabeira, Várzea do Poço e Várzea da Roça; Riachão do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Nova Fátima e Pé de Serra, respectivamente. Nesses dois polos as orientações ficaram sob responsabilidade dos servidores do NTE 15 Vera Lúcia Souza Silva e Karina Fabris Almeida do Amaral.

A formação do polo em Ipirá aconteceu no CETEP Bacia do Jacuípe I e contou com a participação dos secretários dos colégios estaduais dos municípios de Ipirá, Baixa Grande, Pintadas e Serra Preta, sob as orientações de Vera Lúcia.

O objetivo da formação e atualização dos secretários busca a valorização das atividades desses profissionais incentivando a sua qualificação. Segundo a secretária Nilcélia Lima Rocha, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, localizado no Ponto de Serra Preta, “esse encontro de formação é de grande importância, a gente consegue trocar experiências, vivências, ideias com os colegas, adquirindo mais conhecimento ainda. Tiramos as dúvidas e no debater durante a formação chegamos a conclusão que temos que fazer dessa forma mesmo que estamos sendo orientados, graças a esse momento que a Secretaria de Educação nos proporciona”.

A formação visa ajustar as atividades e os conhecimentos através das trocas de experiências e situações entre os secretários atualizando-os sobre os novos pareceres que foram mudados devido às novas roupagens das modalidades de ensino, como por exemplo, o ensino técnico profissionalizante nos últimos anos.

Esse momento formativo e de atualização é de essencial importância para a fluidez das atividades desenvolvidas nas Unidades Escolares estaduais.

IMG-20180511-WA0079

IMG-20180511-WA0078