Colégio Estadual Maria Evangelina promoveu o projeto Ipirá: culturas, saberes e sabores.

Eva 19 06 II

Com o objetivo de resgatar, valorizar, conhecer a cultura ipiraense em toda sua diversidade e fortalecer sua identidade foram desenvolvidas uma série pesquisas e atividades durante toda a primeira e início da segunda unidade. Envolvendo os funcionários, gestores, professores e alunos o resultado foi exposto na culminância do projeto interdisciplinar Ipirá: culturas, saberes e sabores nos dias 14 e 15 de junho no Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos.

A abertura no dia 14 aconteceu um sarau de em homenagem aos artistas ipiraenses que se fizeram presentes e durante todo o dia 15 com a exposição de trabalhos confeccionados pelos alunos e várias apresentações dos mesmos.

Eva 19 06

Entre março e junho os alunos se dedicaram a pesquisar os vários aspectos da cultura da cultura local. Na fala da diretora, a professora Liana Macedo, o projeto “teve como finalidade mostrar aos alunos do Ensino Médio a importância da cultura ipiraense, as diferenças culturais que existem entre as pessoas como linguagens, danças, vestimentas e tradições bem como a forma com que as sociedades se organizam, conforme sua concepção moral, religiosa, econômica e a forma como elas interagem entre si”.

Ainda segundo a pró Liana, “A culminância deste projeto foi muito enriquecedora, pois nos trouxe uma experiência maravilhosa como o fortalecimento do sentimento de pertencimento, a troca de conhecimento, experiência e integração com toda a comunidade”.

EvaV

A construção do projeto foi realizada em etapas, tais como: entrevistas, pesquisas metodológicas, aulas contextualizadas e apresentação de resultados. Na culminância pode ser mostrada a variedades das pesquisas e estudos realizados, a feira de Ipirá uma tradição de anos; o couro, principal fonte de renda da população desde anos atrás até os tempos atuais.

Houve apresentações de artistas da cidade, presença do escritor Dilemar Costa, de pessoas que saíram de Ipirá para o exterior, com a presença de uma benzedeira.

EvaIV

As apresentações de artistas locais, recital de poetas da cidade, stand’s e outras vastas exposições que a história, a cultura e o cotidiano de Ipirá foi retratado. A participação popular e escolar foi destaque, fazendo do projeto um marco na história do colégio. “Almejamos assim, através deste evento, a perpetuação e a edificação das riquezas e matrizes municipais”, ratificou a professora Emanuelle Evangelista.

Alguns depoimentos confirmam a importância da realização do projeto por parte dos alunos: “Muito grata a Deus pela força, aos que se fizeram presentes, aos alunos pelo empenho e aos entrevistados que tiveram toda a boa vontade de nos ajudar!” – “Experiência maravilhosa de integração e compromisso. Conheci histórias do meu município que desconhecia”.

Eva 19 06 III

O sucesso do projeto interdisciplinar se deu principalmente pela valiosa troca de saberes e experiências vivenciadas por todos nesse momento de aprendizado.

* Fotos e texto(adaptado): Colégio Maria Evangelina Lima Santos.