Colégios Estaduais do Território da Bacia do Jacuípe finalizam hoje a Semana Pedagógica 2019

jpft01

A jornada pedagógica nos colégios estaduais do território da Bacia do Jacuípe, teve o seu início na última segunda feira dia 04/02, perpassou por toda essa semana e será finalizada hoje dia 08/02 na preparação do primeiro semestre do ano letivo de 2019.

Acontecendo desde 2017 em dois momentos, a jornada pedagógica 2019 contou com a participação coletiva de professores, gestores, coordenadores pedagógicos, segmentos de pais e alunos (colegiado escolar e líderes de classe), juntamente com as equipes de apoio e administrativo no planejamento baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”.

Durante os cinco dias de encontro, os participantes discutiram ações e atividades, bem como avaliaram o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.

Segundo Maria do Rosário de Almeida, diretora do CETEP II João Campos em Riachão do Jacuípe, alguns pontos foram muito positivos nessa semana pedagógica de 2019: a chegada do coordenador pedagógico para o desenvolvimento das atividades da jornada com a expectativa de um ganho qualitativo nas ações pedagógicas durante todo o ano, “a organização da estrutura da jornada, a participação maciça da comunidade escolar do CETEP II, tudo acontecendo de forma leve e muito produtiva, nos meus 10 anos a frente da direção posso afirmar com toda a certeza que essa tem sido a melhor jornada de todas”.

jpftci09

A programação da Semana Pedagógica incluiu: apresentação sobre o Novo Ensino Médio; linha do tempo “Escuta Inspiracional à elaboração do Currículo Bahia”; apresentação dialogada para saber como fica o planejamento da unidade escolar a partir das orientações gerais do Currículo Bahia e, também, referente às orientações pedagógicas para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Outros destaques foram oficinas sobre temas como Refletindo sobre competências e habilidades; Refletindo sobre aprendizagem contextualizada no século XXI; Avaliação da aprendizagem; Trajetórias de sucesso escolar; e Análise situacional através de matriz swot.

jpftnp06

“Embora não tenha participado da organização da jornada em tempo hábil para ministrá-la, gostei muito das experiências partilhadas durante esse momento de formação, pude conhecer um pouco da equipe e o cotidiano escolar e espero contribuir ainda mais para o sucesso do Colégio Maria Evangelina Lima Santos que me acolheu tão bem”. Palavras de Rafaela Santos da Cruz recentemente empossada como coordenadora pedagógica em Ipirá.

A segunda etapa da jornada pedagógica está prevista para acontecer no dia 27 de julho quando será planejado o segundo semestre do ano letivo de 2019 em todas as Unidades Escolares da rede estadual de ensino do Estado da Bahia.

jpftcti04

jpftva08