Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes realizou a I Feira das Profissões

Profissoes VII

Planejada com o objetivo de ampliar o conhecimento dos jovens a cerca do seu futuro profissional, o Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes localizada no Ponto de Serra Preta, realizou a Primeira Feira das Profissões no último dia 10 de abril.

Com esse evento que foi organizado pela gestão, coordenação e com professores das três áreas do conhecimento, buscou-se oportunizar para os estudantes do Ensino Médio uma escolha mais assertiva sobre o curso de graduação que farão, ampliar o leque de opções de cursos de graduação que podem ser escolhidos e as principais faculdades que os oferecem, propiciar aos estudantes do Ensino Médio a compreensão que a sua escolha será decisiva para seu sucesso pessoal e profissional bem como levar o estudante a compreender que o planejamento da sua carreira profissional deve iniciar-se no 1º ano do Ensino Médio.

Contando com a participação da comunidade escolar e os parceiros SENAI, GRACOM, FAT (Faculdade Anísio Teixeira) que levou estudantes e professores dos cursos de Pedagogia e rede de computadores, as profissões foram apresentadas através de pesquisas realizadas pelos estudantes das turmas do 1º Ano do Ensino Médio para despertar nestes alunos a percepção da importância do processo da escolha profissional, e também para os outros alunos do Ensino Médio através da visitação à Feira e entrevista aos participantes da mesma. Aconteceram oficinas ministradas por profissionais nas áreas de Administração, negócios e serviços; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciências Sociais e Humanas; Saúde; e Comunicação e Informação.

Profissoes IV

“A gente interagiu bastante, a aula que eu fiz foi de rádio escolar, estão pensando em colocar a radio lá, o professor super gente boa explicou a gente tudo pra fazer um programa de rádio no intervalo na escola. A gente foi pra sala onde tem o material da rádio e já treinamos como mexer no aparelho e ficamos dando umas ideias pra o pessoal! Foi muito bom”. Fala de Juraci Moraes, EJA – Eixo VII.

Segundo Maria Clara, aluna do 3º Ano: “gostei muito da Feira, o teste vocacional me ajudou a perceber as profissões que eu tenho afinidade, assisti a palestra com o pessoal da sáude também foi bastante proveitoso. Eu quero algo na área de saúde, enfermagem, instrumentação cirúrgica, o teste indicou essa e outras áreas”.

Para Lívia Neri, Coordenadora Pedagógica da Unidade Escolar, “nossa união fez a força, sigamos nesse pensamento por uma escola viva e uma educação melhor! Foi excelente ver tanto a postura quanto as ânsias e ansiedades dos alunos em aprender um pouco mais sobre o mercado de trabalho e acender uma luz diante de tantas cobranças e incertezas que permeiam o cotidiano juvenil ante as perspectivas de futuro”.

“Todas as nossas expectativas foram superadas. Acredito que a Feira de Profissões tenha surtido efeito em sua intenção: despertar e auxiliar os estudantes na sua escola profissional. Mesmo antes do termino da Feira, eu tive uma devolutiva positiva dos alunos, professores e funcionários da escola, sinal que comprova o sucesso da Feira”, afirmou o professor de Sociologia Jones Barbosa.

As falas acabam concordando com a elaboração dessa atividade pedagógica que buscou refletir e estimular o conhecimento das profissões, a compreensão da responsabilidade social e a inserção no mercado de trabalho contribuindo para a formação da personalidade destes jovens adolescentes. São aspectos a serem trabalhados na intenção de atender ao desenvolvimento de cada indivíduo e de sua identidade.

Profissoes III

profissoes VI