Escola, família e comunidade: Uma parceria essencial em prol da educação

Reunião Renato IV

A gestão e coordenação pedagógica do Colégio Estadual Renato Medeiros Neto, localizado no Bravo, município de Serra preta, realizou no último dia 25 de março a primeira reunião de pais/responsáveis e comunidade local cujo tema foi: Escola, família e comunidade: Uma parceria essencial em prol da educação.

Envolvendo um número de aproximadamente cento e dez pessoas, os presentes foram convidados a refletir sobre os resultados do Colégio e a coordenadora Ajane Morocx enfatizou a importância de todos na construção de uma educação de qualidade e a necessidade de um NOVO ENSINO MÉDIO.

Em seguida, questionou-se sobre a Escola e a Educação que queremos a partir da estratégia da tempestade de ideias cujo objetivo foi realizar a escuta dos pais/responsáveis e comunidade do entorno possibilitando o compartilhamento de decisões e sugestões pra melhorar a qualidade da escola em todos os âmbitos.

Para alcançar o sucesso escolar muitos aspectos precisam ser observados. Dentre eles, a participação ativa dos pais/responsáveis oportuniza e demonstra atenção e zelo para com a vida dos estudantes, favorecendo a aprendizagem. Portanto, quando escola, a família e a comunidade trabalham juntas em prol da educação a aprendizagem acontece.

A participação e escuta democrática é o melhor caminho para construção de uma educação significativa e de qualidade. Assim, os pais/responsáveis e comunidade local precisam participar ativamente do processo educativo e das ações pensadas pela escola, propondo e acompanhando, apoiando as ações e buscando alternativas conjuntas para superação dos desafios. Nesse sentido, para construir o Plano de Flexibilização Curricular todos foram convidados a participar desse momento importante de mudança e qualificação das ações no Ensino Médio.

Reunião Renato III

Reunião Renato I

Reunião Renato II