Volta às aulas na Bacia do Jacuípe

IMG-20190703-WA0058

Os quase 12.500 estudantes da Rede Estadual do Território Bacia do Jacuípe retornam às aulas neste dia 03 de julho, após o recesso junino, para cumprimento do calendário letivo de 200 dias.

As 25 Unidades Escolares receberam seus alunos com muito entusiasmo e determinação para o trabalho pedagógico neste 2º semestre. Ações iniciadas no primeiro semestre letivo terão continuidade e aprofundamento, como as atividades direcionadas ao ENEM, a culminância dos projetos Artísticos e Culturais e as etapas finalísticas do JERP – Jogos Estudantis da Rede Pública (que acontecerão entre os dias 16 e 23 de julho).

IMG-20190703-WA0026

O SABE – Sistema de Avaliação Baiano de Educação – também fará parte do cotidiano das Escolas, com Atividades de Apoio ao Estudante e Avaliações Formativas, com o intuito de melhorar as aprendizagens dos estudantes e diversificar as estratégias de ensino dos professores.

A Professora Luíza Exdra, diretora do CE de Quixabeira, destaca a importância do planejamento para este recomeço: “Nós já começamos a nos reunir para colocar em prática os projetos estruturantes, além disso, estamos buscando acompanhamento pedagógico diante das necessidades apresentadas pelos alunos e docentes.”

Nesta linha, o Instituto Anísio Teixeira – IAT, retoma o processo formativo de Diretores, Coordenadores e Professores Articuladores, com dois dias de encontro, previstos para acontecer em 8 e 9 de julho, atendendo aos NTE 14 – Itaberaba e 15 – Ipirá.

Jornada Pedagógica
As escolas também estão sendo mobilizadas para a 2ª etapa da Jornada Pedagógica, no dia 27 de julho. A iniciativa está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, reunindo professores, gestores e coordenadores pedagógicos em um planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante o encontro, os participantes discutem ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.IMG-20190703-WA0046

IMG-20190703-WA0053

IMG-20190703-WA0008