Estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da rede estadual participaram, nesta terça-feira (15), da de mais uma live promovida pelo Mais Estudo. Durante o encontro virtual, realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), estudantes monitores e educadores contaram as suas experiências com o programa.
>> Assista a live aqui (https://bit.ly/3cMCMJV)
A superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Manuelita Brito, falou sobre a trajetória e o alcance do programa do governo estadual que proporciona monitoria estudantil em Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, visando fortalecer as aprendizagens. “Este programa tem uma caminhada muito bonita, que começou em 2019 para dez mil estudantes envolvidos com o trabalho de reforço das aprendizagens; conseguimos avançar em 2020 durante a pandemia e este ano, em sua terceira edição, ele cresceu e disponibilizou 52 mil vagas”.
Estudante do Colégio Estadual de Barreirinhas, no município de Barreiras, Samuel Maciel Sampaio falou da sua experiência inédita como monitor de Matemática. “A monitoria tem sido importante para melhorar o entendimento, tirar dúvidas e desenvolver as atividades. Eu me reúno semanalmente com meu supervisor, o professor Eduardo, para planejarmos as ações das próximas aulas. Faço a monitoria através do Google Meet e de grupos de WhatsApp”.
Atuando também pela primeira vez no Mais Estudo, como supervisor, o professor Eduardo Marques Ferreira comentou sobre a parceria com Samuel. “É uma experiência nova para mim, mas tem sido muito proveitosa. Tenho dividido a atividade em três etapas – identificação dos alunos que estão com dificuldades; planejamento das aulas e apoio ao monitor no seu processo de ensino –, que resumem o papel da monitoria”.
No encontro ainda foram discutidas sugestões de atividades para os monitores, nos componentes Língua Portuguesa e Matemática; o Simula SABE (simulasabe.educacaobahia.com.br), que traz simulados e questões que podem ser aproveitadas na monitoria; e questões ligadas ao prazos e envios dos relatórios.
Mais Estudo – As monitorias do programa, promovido pelo Governo do Estado, acontecem remotamente no turno oposto aos quais os estudantes estão matriculados, por meio de diferentes ferramentas digitais. Ao todo, para esta edição, foram ofertadas 52 mil vagas, com uma bolsa mensal de R$ 100.
Foto: Divulgação