UEFS realiza a 14ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana em formato virtual

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) abriu, nesta terça-feira (21), a 14ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), que prossegue até sábado (25), em formato virtual, através do canal YouTube/flifsoficial. A abertura da atividade, que conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), foi marcada por um bate-papo com a poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz Elisa Lucinda, além de exibição de documentário e apresentação literária.

Ao dar as boas-vindas aos convidados, o reitor da UEFS, Evandro do Nascimento Silva, falou sobre a importância da 14ª edição da feira e dos parceiros para a sua realização. “Agradecemos às instituições parceiras, como as secretarias municipal e estadual de Educação, a UEFS, a Arquidiocese de Feira de Santana, o SESC e o NTE 19, que estão contribuindo para a realização de uma feira literária que é referência no Estado da Bahia e porque não dizer no Brasil. Estamos em um momento em que a nossa sociedade precisa da graça, da alegria, da sensibilidade diante de tanta tristeza imposta pela pandemia da Covid-19. Mais do que nunca, a universidade precisa trazer a cultura, a literatura, a poesia, a música, o teatro, a reflexão sobre o sentido da vida”.

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, que representou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que eventos como a FLIFS contribuem para despertar o gosto pela leitura e fazem parte de uma política estadual. “Nós, gestores, que trabalhamos diuturnamente com a Educação no nosso Estado, devemos pensar em alternativas que façam com que esses meninos e meninas possam ser acolhidos neste novo movimento de retomada das atividades presenciais. E a feira literária da UEFS tem este marco, esta importância e força de incentivo à política estadual do livro e da leitura. Reconhecemos o esforço da UEFS com este grande e importante projeto, destacando o envolvimento e a dedicação que os professores da instituição têm tido nas ações que envolvem a Educação Básica, colaborando efetivamente para a rede estadual de ensino”.

A pró-reitora de Extensão da UEFS e coordenadora da FLIFS, Rita Brêda, destacou a feira como parte do calendário das escolas. “A nossa expectativa é que os alunos da Educação Básica da rede pública participem. Os minicursos e oficinas que ofereceremos podem ser computados como atividade curricular complementar para os estudantes”. Participaram, ainda, da abertura a vice-reitora da UEFS, Amali Mussi; o diretor regional do Serviço Social do Comércio (SESC), José Carlos Boulhosa Baqueiro; o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro; a secretária municipal de Educação de Feira de Santana, Anaci Bispo Paim; e a diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE 19), Celinalva Paim Sobral Santos.  

Programação – A programação virtual da FLIFS inclui conversas com escritores, lançamentos de livros, contação de histórias, shows musicais, teatro, cordel, minicursos, oficinas e presença de convidados especiais. Com o slogan #FlifsConectadaComVocê, a Feira do Livro reunirá 40 lançamentos de livros e conversas com escritores de renome nacional, além de diversas atividades culturais. O encerramento do evento vai contar com a participação da romancista, poetisa e contista Conceição Evaristo.

Foto: Divulgação