Educadores discutem sobre aprendizagens essenciais no terceiro dia da Jornada Pedagógica Paulo Freire

Os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da rede estadual de ensino estão participando ativamente da Jornada Pedagógica Paulo Freire, que segue até sexta-feira (12). No terceiro dia de planejamento do ano letivo 2020/21, nesta quarta-feira (10), o tema discutido na live foi “Aprendizagens essenciais”. Além disso, a programação do dia contou com as oficinas “Organizadores curriculares, cadernos de apoio à aprendizagem e trilhas” e “Atividades curriculares complementares”.

A Jornada Pedagógica está sendo transmitida nos canais TV Educa Bahia e YouTube Educação Bahia, podendo ser conferida no endereço https://bit.ly/3bz1hKz. O encontro, que contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, foi mediado pelo coordenador Executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes.

A assessora pedagógica da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Alda Pepe, abordou o tema do ponto de vista do continuum curricular. “No continuum letivo curricular 2020/21, as aprendizagens devem ser selecionadas considerando duas fontes. A primeira, naturalmente, são os projetos pedagógicos de 2020, que já estavam programados e aqueles que deveriam ser de 2021. Mas, também, nós temos uma outra fonte, que são as aprendizagens que se impõem, consideradas como necessárias para que o estudante compreenda e enfrente as situações da realidade que estão vivendo”, pontuou.

A especialista em Educação, Anna Penido, também discorreu sobre o tema. “O essencial precisa ser garantido e assegurado. Quando eu penso nas aprendizagens essenciais, eu penso muito naquilo que vai oportunizar aos nossos estudantes a compreenderem, navegarem e transformarem o mundo. Nós lidamos com estudantes que já têm uma série de obstáculos no seu dia a dia e o que a gente precisa fazer, enquanto escola, é ajudá-los a se incluírem neste mundo da cidadania, produtivo e das realizações pessoais. A gente precisa oferecer conhecimentos e habilidades, mas também atitudes e valores, para que eles não estejam aquém de nenhuma das oportunidades que as suas aspirações demandem”, salientou.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, destacou a importância da jornada pedagógica para se focar nas aprendizagens essenciais. “Este espaço da jornada nos leva, na nossa concepção docente, a ter uma nova atitude dialógica. Não é somente a gente pensar o conhecimento de uma forma de transmissão de informações ou de uma forma cumulativa do próprio conhecimento. Mas o quanto nós podemos nos reinventar e ressignificar a abordagem desses conteúdos que são importantes”.

A atividade ainda contou com a participação da estudante Renata Gondim, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista que, além de fazer uma homenagem às mulheres, falou sobre a importância da iniciação científica na sua vida. “A primeira oficina que fiz no CJCC foi de lógica de programação e, graças ao Centro Juvenil, optei por fazer o Ensino Médio profissional em Informática. Meio que o CJCC decidiu a minha carreira, pois penso em fazer faculdade de Ciências da Computação e seguir na área de Tecnologia”, disse a estudante, que recebeu, junto à sua equipe, menção honrosa na 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2020, com o projeto “Conexão cidade”.