Gestores da rede estadual de ensino dialogam sobre a utilização dos recursos destinados para melhoria das escolas

Com o objetivo de instruir e tirar eventuais dúvidas referentes à utilização do recurso do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está promovendo, até o dia 10 de dezembro, encontros virtuais com os gestores escolares e diretores dos respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Nesta sexta-feira (3), os encontros foram realizados com os dirigentes dos núcleos de Itabuna (NTE 05), Valença (NTE 06), Teixeira de Freitas (NTE 07), Itapetinga (NTE 08), e Salvador (NTE 26). Para a execução do programa, as escolas estaduais receberam, no total, recursos da ordem de R$ 250 milhões.

Os recursos transferidos à conta da Caixa Escolar das unidades escolares se destinam à cobertura de despesas de custeio e capital, de forma a contribuir para a manutenção física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino, adequando as estruturas e adquirindo materiais necessários para manter os protocolos de biossegurança.

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans, falou da importância dos encontros. “Esta é a segunda rodada de encontros com os gestores escolares e que tem como objetivo acompanhar a reta final de execução dos recursos do PRES que foram encaminhados pela SEC para todas as escolas estaduais. Nos encontros, sanamos dúvidas sobre execução, documentação e prestação de contas”.

A diretora do núcleo de Itabuna (NTE 05), Leninha Vilanova, aprovou a iniciativa e tirou várias dúvidas sobre a execução dos recursos para serviços com pessoa física e de como adquirir equipamentos eletrônicos. “Estes encontros virtuais que a SEC promove para ficar bem de perto dos gestores e fazer todo o encaminhamento do investimento do PRES são de grande valia, pois temos a oportunidade de tirar várias dúvidas das escolas sobre esses recursos”, afirmou.

Os próximos encontros serão realizados na segunda-feira (6) com os núcleos de Amargosa (NTE 09); Juazeiro (NTE 10); Barreiras (NTE 11); Macaúbas (NTE 12) e novamente Salvador (NTE 26). Já na terça-feira (7), será a vez dos núcleos de Caetité (NTE 13); Itaberaba (NTE 14); Ipirá (NTE 15); Jacobina (NTE 16); e Eunápolis (NTE 27).