Escolas estaduais desenvolvem projetos de valorização da arte literária no Dia Mundial da Língua Portuguesa

As escolas da rede estadual de ensino estão desenvolvendo diferentes projetos de valorização da arte literária e que são alusivas ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado nesta quinta-feira (5). Tratam-se de atividades lúdicas e interdisciplinares, que visam despertar nos estudantes o hábito e o prazer pela leitura e escrita.

Em Itaberaba, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Modelo, estão levando poesia para as ruas da cidade através do projeto literário “Poesia no ponto”, que neste ano, em sua 4ª edição, tem como tema “Arte como instrumento de crítica social”. Durante dois meses, os alunos foram motivados à leitura crítica e escrita em sala de aula. Através do projeto, eles produzem e declamam poesias em pontos de encontro e paradas de ônibus da cidade; realizam leitura e análise de canções e de obras literárias; distribuem poemas presos em origamis; dentre outras atividades.

A professora de Língua Portuguesa e idealizadora do projeto, Geovana Rodrigues, falou do impacto do projeto na vida dos alunos. “Eles anseiam por falar, querem que suas ideias ultrapassem os muros da escola e as linhas do caderno. E a poesia é a forma mais plena e oportuna para que esse desejo seja real. Com texto e microfone nas mãos, eles publicizam através da palavra escrita as suas visões de mundo. E é, nesse contexto, que estamos preparando nossos alunos para que possam escrever textos mais críticos e reflexivos com foco nas competências cobradas na redação do ENEM”.

Para o estudante Eduardo Barbosa, 15, o projeto está sendo uma experiência marcante. “A proposta deste projeto nos fez ter pensamentos mais profundos sobre a atual realidade em que vivemos, além de ser bem divertido. Eu e os meus amigos Cleanderson e Kauã, criamos o poema ‘América’, que retrata sobre as discriminações que constantemente crescem cada vez mais”, afirmou. Já Thaynan de Sousa, 15, disse que o projeto trouxe vários benefícios para além do seu aprendizado. “O projeto ajudou muito a me expressar e enfrentar a minha timidez e, também, a melhorar a minha comunicação, pois me deu coragem para dizer as coisas que eu sinto”.

No município de Barreiras, os estudantes do Colégio Estadual Antônio Geraldo, participaram da culminância do projeto “Vitrine Literária”, no qual produziram maquetes com representações tridimensionais a partir do que observaram na leitura de livros escolhidos por eles. Os trabalhos selecionados serão apresentados na Feira Literária Internacional de Barreiras (FLIB 2022).

A estudante Clara Letícia de Santana, 17, 3º ano do Ensino Médio, está participando do projeto pela segunda vez. “Fizemos uma maquete representando o livro ‘Quarto de despejo – Diário de uma favelada’, que é um diário sobre a vida da catadora de lixo e autora, Carolina Maria de Jesus, no antigo Morro do Canindé, em São Paulo. Este projeto é importante para ampliar o nosso conhecimento literário”, disse. Já a diretora do colégio, Ivonilda de Andrade, afirmou que “o projeto visa a ressignificação das práticas de leitura e escrita promovendo a construção do conhecimento associado à representação artística”.

Assessoria de Comunicação