Educadores celebram planejamento para o ensino remoto realizado durante a Jornada Pedagógica Paulo Freire

O ensino remoto na rede estadual de ensino começa na próxima segunda-feira (15) e os educadores celebraram, nesta sexta-feira (12), o planejamento coletivo realizado, durante a semana, na Jornada Pedagógica Paulo Freire, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Neste último dia de atividades, o tema abordado foi “O cuidado consigo e com o outro, dentro e fora da escola – Escolas Seguras”. A programação ainda contou com as oficinas “Protocolos sanitários no contexto remoto e híbrido” e “Atuação do Comitê Gestor”.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, fez um balanço da jornada pedagógica. “Esta foi uma jornada especial, quando reverenciamos a vida e obra de Paulo Freire; celebramos o Dia da Mulher; e foi especial também por ter sido tão acolhedora nesta época de pandemia. Foi um grande movimento que nós fizemos e a simbologia aconteceu na jornada e na pré-jornada, ou seja, nessas duas últimas semanas. Quero abraçar todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e nossas equipes que estão suando e batalhando para a gente poder enfrentar os desafios, assim como todas as escolas da rede”, ressaltou.

A sanitarista da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Cláudia Lima, juntamente com a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, abordou sobre o projeto Escolas Seguras, que será realizado em parceria com a SEC. Já o professor Naomar Almeida Filho, que atua na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade de São Paulo (USP), abordou o tema “Pandemia da Covid-19 – Panorama da saúde, cuidado e prevenção na Educação”.

A professora Mari Lima, que leciona Língua Portuguesa no Colégio Estadual Alberto Silva, em Simões Filho, acompanhou todos os dias da jornada e falou sobre o significado deste momento para os educadores. “Como ação educativa, percebi a responsabilidade gestora da SEC ao pensar o evento em dois formatos: Pré-jornada e jornada. Na pré-jornada, os princípios da educação democrática foram arrolados para agregar discursos sobre sujeitos, território e recursos pedagógicos necessários ao ensino remoto. Como ação dialógica, a jornada significou, em essência, um trabalho em Educação: uma rede de apoio. Parabenizo a SEC por se fazer e se mostrar Paulo Freire no ato educativo”, afirmou.

A Jornada Pedagógica Paulo Freire foi transmitida nos canais TV Educa Bahia e YouTube Educação Bahia. Todas as lives temáticas podem ser conferidas no endereço https://bit.ly/3td56Lf. Nesta sexta, as atividades foram mediadas pelo subsecretário da Educação, Danilo Souza. Também participaram do encontro de encerramento o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), Paulo Gabriel Nacif; a diretora presidente pedagógica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), Elisabete Monteiro; a oficial de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Julia Ribeiro; e o representante dos estudantes na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Iago Alves.