Planejamento para o retorno das aulas foi realizado durante a Jornada pedagógica Paulo Freire pelos colégios da Bacia do Jacuípe

O retorno das aulas para os anos letivos 2020/2021 foi planejado de forma intensa, na Pré-Jornada e Jornada Pedagógica 2021, entre os dias 1º e 05 de março e entre os dias 08 e 12 da última semana, com a participação muito significativa de gestores, de coordenadores pedagógicos e de professores da rede.

Toda essa movimentação promovida pela Secretaria de Educação do Estado (SEC) contou com o NTE e todas as Unidades Escolares Estaduais do Território da Bacia do Jacuípe, destacando a semana da mulher e a referência a vida e obra do grande mestre Paulo Freire, com debates e planejamento sobre o ensino remoto e as preocupações e cuidados com a preservação da vida e da saúde de todos.

Com uma programação diversificada e com o tempo mesclado entre a programação da SEC, o tempo escola, o tempo casa e o suporte do NTE, foram duas semanas de muito trabalho, onde as dúvidas, trocas de experiência e os caminhos a serem trilhados foram muito debatidos.

Para os gestores do Colégio Felipe Cassiano, no município de Várzea do Poço, “a Jornada Paulo Freire teve importância fundamental neste momento de orientar o retorno das aulas a partir das lives da SEC e do momento em nossa escola. Pudemos interagir com os colegas e trocar ideias para o início do ano letivo com foco na busca ativa escolar. Nosso plano estratégico foi muito bem organizado e prevê o uso de diferentes canais de comunicação e ferramentas tecnológicas para chegar aos estudantes. Nossas estratégias incluem uso das redes socias Instagram, Whatsapp e Facebook, além do Google Meet, chamadas telefônicas, uso das mídias locais como rádio e blogs da cidade de modo que pretendemos alcançar a todos. Com o lema ‘Nenhum a menos’ estamos motivados a ir em busca de cada estudante para que ninguém fique de fora desse momento tão importante de retomada das atividades escolares”.

“A programação da Semana D de busca ativa está bem diversificada e além do contato direto com os professores prevê rodas de conversa com uma psicóloga e uma médica, bate-papos temáticos com professores e orientações para o uso das ferramentas Google Meet e Class”, afirmou também a professora Valeria Rios, do Colégio Felipe Cassiano, de Várzea do Poço.

Para a equipe do Colégio Abelardo Moreira, em Mairi, “fez muita falta a descontração e o calor humano. Trabalhamos das nossas casas no formato síncrono e assíncrono e apesar de ser muito cansativo, primamos pela escuta e pela responsabilidade. Findamos a Pré-Jornada e a Jornada e vamos colocar em prática os nossos planejamentos com o foco no resgate e reaproximação dos nossos estudantes através dos canais de comunicação digitais e da rádio comunitária local. Apesar das dificuldades aos domínios das tecnologias por parte dos nossos docentes seguimos na esperança de fazer o nosso melhor e dentro das nossas possibilidades e limites”.

O diálogo das professoras Sinara, Emília e Gilse representam bem o sentimento do que foi a Jornada Pedagógica no Colégio Virgílio Francisco Pereira, na cidade de Nova Fátima: “Nesse ano, diante do contexto de pandemia que vivemos, nós tivemos uma JP diferente. Jornada essa que nos fez lembrar o significado maior dessa palavra que dentre seus sinônimos podemos citar trajeto, caminho. O desafio de trilhar um caminho novo que responde pelo nome de Ensino Remoto Emergencial. Nos encontramos durante toda a semana por reuniões virtuais, fomos acolhidos e ouvidos. Pudemos partilhar dos nossos medos e dúvidas em explorar uma forma de ensino diferente da qual estávamos habituados. Fomos provocados a pensar no que esperamos para esse ano letivo e refletimos! Pensados os desafios chegamos ao ponto de que é necessário ACREDITAR.

Pensamos nos nossos estudantes, discutimos das formas de busca ativa ao alcance das atividades, de metodologias e estratégias, sobre instrumentos e ferramentas. Analisamos documentos, nos debruçamos nos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, planejamos os primeiros dias. Dialogamos com setores da comunidade, ouvimos as experiências vividas pelos colegas, falamos sobre SAGA, Enova e trabalhamos PPP. Contamos com a gestão e com a atuação da coordenação que mediou, provocou diálogos e buscou junto conosco respostas para tantas perguntas.

Nesse momento difícil, nós professores pudemos contar um com o outro, com aquele que deu uma palavra de ânimo, com aquele que admitiu não saber fazer, mas que estava pronto para aprender, com aquele que conseguiu descontrair e fazer sorrisos, naquele que compartilhou as suas habilidades com as novas tecnologias, enfim, conseguimos trocar com o colega que estava ainda que fisicamente, distante, mas ali, presente”.